A VW venceu em 1980, a primeira edição do Dakar onde houve uma classificação específica para automóveis. Passados 29 anos, garantiu a primeira vitória com um motor diesel...
ILTIS. Em 1978 a VW apresentou o "Tip 183", um jipe militar que ficou conhecido como Iltis. A marca tinha adquirido a Auto Union, descartado a marca DKW e apostado na Audi, pelo que o novo todo-o-terreno baseado numa mecânica da marca de Ingolstadt e equipado com um motor quatro cilindros a gasolina de 1,7 litros e 75 cv esteve para se chamar Audi.
A tecnologia da tracção total permanente do Iltis esteve na base do desenvolvimento do sistema quattro, mas este jipe garantiu fama com a sua vitória na segunda edição do Dakar.
1980. A segunda edição do Paris-Alger-Dakar teve pela primeira vez uma classificação reservada para automóveis (em 1979 a classificação era comum para jipes e motos) e a VW foi o primeiro construtor a apostar a nível oficial nesta prova, inscrevendo quatro Iltis para Kottulinsky/Luffelman, Zaniroli/Colesse, Ragnotti/Vails e Gumpert/Eder.
Os resultados foram decepcionantes e os alemães perceberam que tinham de seguir outro caminho. Foi assim que surgiu o Race Touareg, com o objectivo de garantir a primeira vitória com um motor diesel, mas a VW foi obrigada a esperar até 2009 para conquistar a vitória na primeira vez que o Dakar se disputou na América do Sul.
"Não tinha dúvidas que um motor Diesel ganhasse um dia", afirmou Feddy Kottulinsky, sem deixar de evidenciar a grande diferença entre o protótipo de 2009 (equipado com um motor 2.5 TDi de 280 cv) e o seu Iltis "praticamente de série, com um motor de 1,7 litros com 110 cv (a versão de origem tinha só 75 cv) que era suficiente para ganhar". Como curiosidade, refira-se que a carroçaria em carbono do Race Touareg pesava 50 kg, pouco mais do que a caixa de velocidades do Iltis de 1980.
O Race Touareg surgiu em 2005, mas só venceu em 2009 com De Viiliers/von Zitzewitz. Carlos Sainz/Lucas Cruz e Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk ganharam nos dois anos seguintes, antes de a marca alemã trocar o todo-o-terreno pelo Mundial de Ralis.
Iltis vs Race Touareg 2009:
VW Iltis
|
VW Race Touareg 2009
|
|
Motor: | 4 cil., gasolina | 4 cil., turbodiesel |
Cilindrada: | 1714 cc | 2500 cc |
Potência máxima: | 110 cv | 280 cv |
Binário máximo: | 13,5 Nm | 600 Nm |
Peso (kg): | 1550 | 1787,5 |
Velocidade máxima: | 130 km/h | 190 km/h |